Grande ídolo alemão, o ex-jogador Franz Beckenbauer morreu aos 78 anos, nesse domingo (7). Apelidado de Imperador, o ex-zagueiro foi campeão da Copa do Mundo como jogador (1974) e como treinador (1990), sendo um dos três a conseguir tal feito. Além dele, estão Zagallo - que faleceu na sexta-feira (5) - e o francês Deschamps, que agora é o único vivo do trio.
Saúde de Beckenbauer
Beckenbauer estava com a saúde bem debilitada e afastado da mídia nos últimos anos. Ele teve um infarto ocular e perdeu a visão de um dos olhos. Além disso, passou por operações cardíacas e sofria de demência. Outras complicações vinham da Doença de Parkinson.
A causa da morte de Beckenbauer não foi revelada pela família do ex-jogador, que apenas confirmou que ele morreu dormindo.
Quem foi Franz Beckenbauer?
Beckenbauer foi um ícone do futebol mundial, tendo também ganho a Champions League com o Bayern de Munique em três oportunidades. Beckenbauer revolucionou a posição de líbero, sendo um dos primeiros da posição a sair jogando.
Na Copa de 1970, Beckebauer fez uma atuação histórica na semifinal contra a Itália, tendo atuado com ombro deslocado. O jogo é apontado como o maior jogo da história das Copas do Mundo.
Conhecido como Kaiser, o ex-zagueiro ainda foi um dos idealizadores da Copa do Mundo de 2006, estando presente em vários jogos do Mundial.
O seu auge como atleta foi o título da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha Ocidental, quando ele foi capitão. Em 1990, como técnico, foi campeão novamente. Ele ainda foi presidente do Bayern de Munique.