MUNDIAL DE CLUBES

Adversário do Fluminense no Mundial, Al Ahly tem cinco vezes mais seguidores que o Tricolor no Instagram

"Real Madrid da África", time egípcio tem umas da maiores torcidas do mundo

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 15/12/2023 às 19:46
Notícia
X

O Fluminense tem adversário definido no Mundial de Clubes! O Tricolor das Laranjeiras enfrentará o Al Ahly, do Egito, atual campeão africano, que eliminou o "favorito" Al-Ittihad, de Benzema, Kanté pelas quartas-de-final.

Embora distante do imaginário do torcedor brasileiro, o Al Ahly é considerado um dos "maiores times do mundo", sendo absolutamente dominante no futebol africano e tendo uma das maiores torcidas do plante, com mais de 30 milhões de torcedores, segundo a Fifa.

Tais números superam a maioria dos times brasileiros, rivalizando com Corinthians, com 30,4 milhões, e ficando atrás apenas do Flamengo, com 46,9 milhões, de acordo com os números de pesquisa divulgada pela AtlasIntel, em abril de 2023.

Números que podem ser "comprovados" através dos número de seguidores no Instagram.

Lá, o time egípcio conta com 10,4 milhões de seguidores e também só aparece atrás da dupla Flamengo, com 18,9 milhões, e Corinthians, com 10,9 milhões.

Em comparação ao Fluminense, o time egípcio tem cinco vezes mais seguidores. O Tricolor das Laranjeiras acumula 2,1 milhões de contas seguindo seu perfil oficial.

MULTICAMPEÃO, AL AHLY É CONHECIDO COMO "REAL MADRID DA ÁFRICA"

Em termos de títulos, o Al Ahly é, disparadamente, a maior equipe do continente africano com 11 títulos da Liga dos Campeões da CAF, o que lhe rende a alcunha de "Real Madrid da África".

As conquistas dos egípcios representam mais do que o dobro das de Zamalek, também do Egito, e Mazembe, da República Democrática do Congo, segundo maiores campeões com cinco conquistas cada.

Apesar disso, nunca chegou a uma final do Mundial de Clubes tendo como melhor desempenho o terceiro lugar, em 2006 e 2020

Com oito participações (nove em 2023), na competição, o time egípcio enfrentou um brasileiro em cinco oportunidades, com quatro derrotas uma vitória.

Em 2006 e 2012, perdeu para Internacional e Corinthians, que acabariam sendo campeões mundiais.

Em 2020 e 2021, enfrentou o Palmeiras, vencendo na primeira ocasião na disputa de terceiro lugar e perdendo no ano seguinte na semifinal.

Em 2022, foi a vez de enfrentar, e perder, para o Flamengo, pela disputa do terceiro lugar.

Em seu próprio território nacional, o Al Ahly também é o maior campeão com 43 títulos do Campeonato Egípcio, sendo heptacampeão consecutivo em duas oportunidades, entre 1994 e 2000 e entre 2005 e 2011.

Tal número representa mais que a metade das 75 edições do torneio realizadas desde 1949

Além disso, o Al Ahly acumula 38 Copas do Egito e 13 Supercopas do Egito, tendo sido pela CAF (Confederação Africana de Futebol), como o "time africano do século".

 

 

TIMES PARTICIPANTES DO MUNDIAL DE CLUBES 2023

A competição conta com 7 participantes, sendo os 6 campeões continentais da última temporada e um representante do país-sede, no caso o Al-Ittihad, atual campeão saudita.

  • Fluminense (Brasil) - Campeão da Libertadores 2023
  • Manchester City (Inglaterra) - Campeão da UEFA Champions League 2022/23
  • Al Ahly (Egito) - Campeão da Liga dos Campeões da CAF (África) 2022/23
  • Urawa Red Diamonds (Japão) - Campeão da Liga dos Campeões da AFC (Ásia) 2022/23
  • León (México) - Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf (América do Norte e Central) 2022/23
  • Auckland City (Nova Zelândia) - Campeão da Liga dos Campeões da OFC (Oceania) 2022/23
  • Al Ittihad (Arábia Saudita) - Campeão do Campeonato Saudita 2022/23 / Representante país sede

QUEM SERÁ O CAMPEÃO DO MUNDIAL DE CLUBES 2023?

Tags

Autor