BEM-ESTAR

MELHORES PRÉ-TREINOS: O que comer antes de treinar? Nutricionistas dão dicas de alimentação

Veja dicas de alimentação para se fazer antes dos treinos

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 11/12/2023 às 15:30
Notícia
X

Para quem segue uma rotina intensa de treinos, a alimentação antes e depois dos exercícios se torna ainda mais importante. Mas quais são os melhores alimentos para comer antes de treinar?

Vale lembrar que cada dieta é individual, a depender do corpo, objetivo e necessidades de cada indivíduo. Caso queira mudar a forma de se alimentar, procure um profissional de nutrição para uma dieta personalizada.

Segundo a nutricionista Izabel Oliveira, alimentos de absorção mais rápidas estão entre os mais ideais para consumir antes do exercício. Nas sugestões da especialista estão a mistura de banana com canela e farelo de aveia, além de iogurtes naturais e bebida à base vegetal com alguma fruta.

"Se você não tolera alimentos assim antes do exercício, você pode tomar um café com um pouco de cacau e canela com dez, vinte minutos antes do exercício. Um suco energético feito com suco de uva integral, beterraba, limão e hortelã é uma das recomendações", pontuou a nutricionista.

Ainda segundo Izabel, comer ao menos uma rodela de cerca de quarenta gramas de batata doce antes do exercício é uma opção para quem precisa de aporte energético e rápida absorção.

Para quem não tem tempo de preparar um lanche antes do treino e só consegue fazer uma refeição uma a duas horas antes da prática dos exercícios, é recomendado consumir alimentos com um colume maior, "como por exemplo um açaí batido com leite vegetal, com iogurte ou com Whey Protein", sugeriu a nutricionista.

"Vale apostar também em uma raiz cozida com um pouco de frango desfiado ou um bolo de banana feito com ovo, banana, pasta de amendoim, farelo de aveia e fermento, por exemplo", disse.

"Outra ideia é fazer uma vitamina com whey ou iogurte natural e o farelo de aveia ou até mesmo uma crepioca, com a massa sendo de um ovo com um pouco goma de tapioca, recheada com queijo ou frango", completou Izabel Oliveira.

O Pós-treino também importa

Ainda de acordo com a nutricionista, o músculo precisa de energia restavelecida por pelo menos 24h. Ou seja, a alimentação ao longo do dia também repercute no treino do dia seguinte

"O que você consome ao longo do dia faz com que você tenha uma reserva muscular de energia muito boa. Por exemplo, o nosso músculo consegue guardar energia em forma de glicogênio muscular com pelo menos quatro horas de antecedência", explicou.

Fome x Objetivo

Segundo a nutricionista Hayane Leite (CRN-11523), o alimento que irá te dar a energia necessária para o treino não é a consumida 30 minutos ou uma hora antes dos exercícios, mas - sim - a o que foi consumido ao longo do dia.

"o processo de digestão se faz em longas horas: o caminho que, por exemplo, uma banana precisa percorrer no trato gastrointestinal para virar energia muscular se faz em muitas horas", explicou.

"Não necessariamente é preciso realizar uma refeição muito próxima do treino, isso depende do nível de fome, do teu objetivo, da modalidade esportiva, da intensidade desse treino. Mas, de maneira geral, o intervalo de no mínimo uma hora entre a realização de uma refeição e o treino vai trazer mais conforto gástrico", completou Hayane Leite.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor