TODOS CONTRA O PALMEIRAS: Veja o que Atlético-MG, Flamengo, Botafogo e Grêmio precisam para tirar título do Verdão
Palmeiras depende apenas de si; adversários secam

É dia de decisão no Brasileirão 2023! Após o Atlético-MG vencer o São Paulo em jogo emocionante no último sábado (2), Flamengo, Botafogo e Palmeiras entram em campo, neste domingo (3), em duelos cruciais, válidos pela 37ª rodada, para definir quem será o campeão brasileiro da temporada.
A conquista está na mãos do Verdão. Líder com 66 pontos, o time comandado por Abel Ferreira pode chegar aos 69 pontos em caso de vitória contra o Fluminense e ficar a um empate de garantir o título na última rodada, na próxima quarta-feira (6).
Já Flamengo e Botafogo precisam vencer, respectivamente, Cuiabá e Cruzeiro, para poder chegar à última rodada ainda com chances de título, caso o Palmeiras de fato vença o Fluminense.
O Grêmio, por sua vez, precisa de um pouco mais. Quatro pontos atrás do Palmeiras, o Tricolor Gaúcho tem não só apenas que vencer o Vasco, mas torcer por um tropeço alviverde.
A vantagem do Palmeiras, no entanto, é grande também no saldo de gols, critério de desempate que deverá definir o título em caso de igualdade entre dois ou mais times no número de pontos.
É hora, portanto, de pegar a calculadora e começar as fazer as contas para saber o que cada um dos concorrentes precisa para ser campeão brasileiro de 2023.
VEJA O QUE PALMEIRAS, ATLÉTICO-MG, BOTAFOGO, FLAMENGO E GRÊMIO PRECISAM PARA SER CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2023
PALMEIRAS
Líder com 66 pontos, o Palmeiras depende apenas de si e precisa de 4 pontos para garantir o título do Brasileirão 2023, ou seja, uma vitória e um empate nas duas últimas rodadas.
O alviverde recebe o Fluminense, no domingo (3), no Allianz Parque, pela 37ª rodada, e se encerra sua campanha fora de casa, contra o Cruzeiro, no Mineirão, na próxima quarta-feira (6).
ATLÉTICO-MG
O Galo garantiu chegar à última rodada com chances matemáticas ao bater o São Paulo no último sábado (2).
Também com 66 pontos, o Atlético-MG torce contra o Palmeiras nas duas últimas rodadas e precisa vencer seu último jogo, contra Bahia, na Fonte Nova, para ser campeão.
Uma derrota alviverde em seus dois últimos jogos, no entanto, não é suficiente.
Se o Palmeiras vencer um dos seus dois últimos jogos, terminará a competição com 69 pontos e 20 vitórias, pontuação e número de vitórias máximos que podem ser atingidos pelo Atlético, levando a decisão para o saldo de gols, onde a vantagem paulista é de 7 gols (30 x 23).
Portanto, para ser campeão, o Galo precisa, além de vencer o Bahia, ou que o Palmeiras não vença nenhum dos dois jogos ou, em caso de vencer um, tirar a diferença no saldo de gols.
BOTAFOGO
O Botafogo precisa, além de da mesma conta do Atlético-MG, de secar o time mineiro.
Em 3° lugar com 63 pontos, o Glorioso precisa vencer seus dois últimos jogos, contra Cruzeiro e Internacional, para chegar aos 69 pontos.
Caso tal pontuação seja atingida por também Palmeiras e Galo, o time comandado por Tiago Nunes deve superar os rivais também no saldo de gols.
Atualmente, o Botafogo soma 23 gols de saldo, mesmo número do Atlético, mas leva vantagem nos gols pró (57 x 51).
FLAMENGO
No mesmo sentido, o Flamengo precisa torcer contra o Palmeiras e ainda superar Botafogo e Atlético-MG.
Também com 63 pontos, o rubro-negro também só atinge, no máximo, os 69 pontos, e para isso precisa vencer Cuiabá e São Paulo nas duas últimas rodadas.
Caso chegue empatado com os rivais, terá que tirar uma imensa diferença no saldo de gols, uma vez que soma apenas 14, contra 23 de Galo e Botafogo, e 30 do Palmeiras.
GRÊMIO
Com a conta mais difícil de todas, o Grêmio precisa secar os quatro times à sua frente e não pode ver nem Palmeiras nem Atlético-MG vencer mais na competição.
Em 5° lugar com 62 pontos, o Imortal chega no máximo aos 68 pontos, o que lhe força a secar também Botafogo e Flamengo.
CHANCES MATEMÁTICAS DE TÍTULO DO BRASILEIRÃO 2023
POR TIME:
- Palmeiras - 79,6%
- Atlético-MG - 14%
- Botafogo - 3,4%
- Flamengo - 1,7%
- Grêmio - 1,4%
TABELAS DE PALMEIRAS, FLAMENGO, BOTAFOGO, ATLÉTICO-MG E GRÊMIO
PALMEIRAS:
- 37ª rodada: Fluminense (casa)
- 38ª rodada: Cruzeiro (fora)
FLAMENGO:
- 37ª rodada: Cuiabá (casa)
- 38ª rodada: São Paulo (fora)
BOTAFOGO:
- 37ª rodada: Cruzeiro (casa)
- 38ª rodada: Internacional (fora)
ATLÉTICO-MG:
- 38ª rodada: Bahia (fora)
GRÊMIO:
- 37ª rodada: Vasco (casa)
- 38ª rodada: Fluminense (fora)