O Sport vive um drama na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Antes considerado franco favorito ao acesso, o Leão perdeu rendimento e agora faz as contas para tentar a subida para a primeira divisão do ano que vem.
.
Atualmente o Sport é o quinto colocado com 60 pontos em 36 jogos. As chances de acesso, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais, são de 37,7%. Uma probabilidade considerável dado o contexto de oscilação do Leão. Lembrando que os rubro-negros ainda encaram Vitória (fora de casa) e Sampaio Corrêa, em casa.
Cenários que ajudam o Sport para o acesso
Mas o que o Sport precisa fazer para chegar ao desejado acesso? Confira os cenários que terminam com o acesso do Sport no fim da temporada
- 1º cenário - vencer os dois jogos finais
Caso o Sport vença Vitória e Sampaio Corrêa, chegaria aos 66 pontos e praticamente garantiria o acesso para a Série A. Segundo a UFMG, as chances dessa pontuação obter o acesso é de 99,97%. A única chance do Sport não subir nesse cenário é se Criciúma, Juventude e Atlético-GO vencerem todos os seus jogos na reta final.
.
- 2º cenário - empatar e vencer outro
Se empatar e ganhar outro, o Sport vai a 64 pontos. Ainda assim, teria uma chance de 90% de acesso segundo a UFMG. O problema é que aí teria que secar bem os rivais nos jogos finais.
Nesse cenário, os rubro-negros têm que se atentar a alguns jogos para "secar" os adversários, em especial Guarani, Criciúma e Atlético-GO. Mirassol e Novorizontino não chegariam no Leão nesse cenário. Confira:
- Guarani x Criciúma - 14/11 - Vitória do Guarani
- Mirassol x Atlético-GO - 18/11 - Vitória do Mirassol
- Novorizontino x Criciúma - 25/11 - Vitória do Novorizontino
- Atlético-GO x Guarani - 25/11 - Vitória do Atlético-GO
Se algum desses resultados não ocorrer, o Sport vai ter que secar ainda Juventude e Vila Nova na corrida pelo acesso. Mas essas equipes possuem tabelas mais fáceis. Juventude encara ABC (fora), Ponte Preta (casa) e Ceará (fora). O Vila Nova pega Ceará (casa) e ABC (fora).
- 3º cenário - ganhar apenas um dos jogos
Nesse cenário, o acesso fica praticamente impossível, por mais que a UFMG aponte chances de 60% hoje. Isso porque o Sport teria que abrir muito o seu leque de partidas para secar. Teria que praticamente torcer para todos os seus adversários - Juventude, Criciúma, Atlético-GO, Novorizontino, Mirassol, Vila Nova e Guarani - perderem pontos. Teria que torcer para vários empates ocorrerem. Confira alguns resultados que teriam que ocorrer:
- Guarani x Criciúma - 14/11 - empate
- ABC x Juventude 14/11 - empate
- Criciúma x Botafogo-SP - 18/11 - empate
- Londrina x Novorizontino - 17/11 - empate
- Mirassol x Atlético-GO - 18/11 - empate
- Novorizontino x Criciúma - 25/11 - Vitória do Novorizontino
- Atlético-GO x Guarani - 25/11 - empate
Outras combinações são possíveis, mas nesse cenário é quase improvável que o Sport suba sem depender de quase um milagre.
Logicamente que se o Sport não vencer os dois jogos só sobe na cota do absurdo. Se somar dois empates, tem chance de 18,6% e se empatar um e perder outro tem uma chance de 0,698%.