7 ANOS SEM OS GUERREIROS DE CONDÁ

Acidente da Chapecoense: Sete anos depois da tragédia, confira por onde andam os sobreviventes do acidente aéreo

Tragédia completa sete anos, vitimando 71 pessoas que se locomoviam para a Colômbia

Imagem do autor
Cadastrado por

Nelly Sandra

Publicado em 29/11/2023 às 17:01 | Atualizado em 29/11/2023 às 17:13
Notícia
X

No dia 29 de novembro de 2016, o voo da LaMia 2933, que saiu de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para o Aeroporto Internacional José María Córdova, em Rionegro, na Colômbia, caiu em um local perto do Cerro El Gordo, quando fazia o processo de aproximação. A aeronave levava a delegação da Chapecoense para o local do primeiro jogo da final da Sul-Americana, porém esse jogo nunca aconteceu.

Há exatos 7 anos, 71 pessoas faleceram vítimas desta tragédia, entre elas: atletas, comissão técnica, jornalistas, diretores do clube e comissários de bordo. Apenas 6 pessoas sobreviveram a essa catástrofe, mas que ficaram marcadas pelo resto de suas vidas, a alegria de permanecerem vivos e a tristeza de perder pessoas próximas.

Confira por onde andam os seis sobreviventes da tragédia com o avião da Chapecoense

1º Jackson Follmann

Goleiro reserva da equipe catarinense, Follmann passou por uma cirurgia de emergência, onde amputou a perna direita, abaixo do joelho. O ex-arqueiro permanece atuando na Chapecoense, porém agora como embaixador do clube, além de ser palestrante e influenciador digital.

2º Hélio Hermito Zampier Neto

Assun como o ex-companheiro, o zagueiro Neto também precisou se aposentar dos campos, após não conseguir fazer o retorno que tanto queria. O jogador afirmou que as dores que sentia depois do acidente, eram maiores do que o desejo de jogar futebol.

Última pessoa a ser resgatada com vida do avião, Neto permanece atuando pela Chapecoense, na função de superintendente de futebol, além de ser palestrante e ativo na defesa dos familiares vítimas do acidente aéreo.

3º Alan Ruschel

Primeira pessoa a ser resgatada do acidente, o lateral Alan Ruschel foi o único dos atletas sobreviventes a voltar a jogar futebol. O jogador sofreu uma fratura na vértebra 10 e uma compressão na tíbia, porém conseguiu voltar a atuar pelos heróis de Condá, ajudando a equipe a retornar para a Série A em 2020.

O jogador ainda atuou pela Cruzeiro entre 2021 a 2022, e na temporada atual, Ruschel fez parte do elenco da equipe do Juventude (RS), que conseguiu o acesso para a primeira divisão no Brasileirão em 2023.

4º Ximena Suárez

A comissária de bordo, retomou a profissão por um breve período, porém por descontentamento de Suárez em relação a conduta da AmasZonas. Depois de um tempo, Ximena lançou o livro "Volver a los cielos" (Voltar aos céus), onde conta detalhe de momentos antes e pós acidentes.

5º Erwin Tumiri

O técnico de voo, Tumiri sobreviveu ao acidente da Chapecoense, porém em 2021, novamente voltou aos noticiários por sobreviver a outro grave acidente, onde 21 pessoas morreram, em um acidente de ônibus.

6º Rafael Henzel

Único profissional de imprensa, Rafael Henzel que sobreviveu ao acidente, lançou no ano seguinte o livro "Viva Como se Estivesse de Partida", onde ele recordava momentos antes da tragédia.

O jornalista e locutor seguiu sua carreira acompanhando a equipe de Condá, porém em março de 2019, enquanto jogava bola, sofreu um infarto, falecendo aos 45 anos.

Tags

Autor