Filme mais caro da história do cinema custou 533 milhões de dólares; saiba detalhes
Mesmo com orçamento de mais de US$ 500 milhões, essa produção cinematográfica provou que grandes apostas ainda podem render lucros bilionários

Não é novidade o fato da Hollywood estar investido em superproduções nos últimos anos, porém, os lucros não são tão altos quanto o orçamento. O retorno financeiro dessas produções não chega nem perto do que foi gasto.
Alguns casos recentes podem ilustrar bem essa realidade: As Marvels, da Marvel, que teve um custo de 270 milhões de dólares, mas mal conseguiu passar dos 206 milhões nas bilheterias.
Outro caso é Indiana Jones e a Relíquia do Destino, o quinto filme da franquia, que arrecadou 386 milhões, mas com um orçamento de 300 milhões, não teve o esperado.
Atualmente, para um filme ser considerado lucrativo, precisa ter retorno não apenas para os cinemas, mas também em plataformas de streaming.
.
E mesmo com esses desafios, ainda há casos de sucesso surpreendentes! Star Wars: O Despertar da Força, lançado em 2015, é um deles.
Com um orçamento colossal estimado em 533,2 milhões de dólares, segundo a Forbes, o filme mostrou que grandes investimentos podem, sim, valer a pena.
Esse valor, vale dizer, não se refere apenas à produção em si, mas inclui também custos de marketing e outras despesas que continuaram aparecendo mesmo depois da estreia.
A Disney apostou alto e não apenas porque o público estava sedento por mais Star Wars após uma década sem novos capítulos e o gosto amargo deixado pelas prequelas dirigidas por George Lucas.
Parte da estratégia foi gravar o longa nos Estúdios Pinewood, no Reino Unido. Com isso, a empresa se beneficiou de incentivos fiscais oferecidos pelo governo britânico, conseguindo recuperar cerca de 86,6 milhões de dólares só em reembolsos.
Esse movimento reduziu o custo real para 446,6 milhões, ainda altíssimo, mas um pouco mais palatável.
E todo esse planejamento deu certo: O Despertar da Força arrecadou mais de 2 bilhões de dólares no mundo todo, se tornando o quinto filme de maior bilheteria da história, atrás apenas de Titanic, Vingadores: Ultimato e os dois filmes da saga Avatar.
No fim das contas, o sucesso do filme mostra que, mesmo em meio a riscos e cifras exorbitantes, ainda é possível conquistar o público e fazer história, desde que se tenha visão, estratégia e, claro, uma boa dose da Força.