3 cervejas brasileiras estão no ranking de melhores do mundo
Cervejarias artesanais do Brasil conquistam 3 ouros no World Beer Cup 2025 com rótulos inovadores e ganham destaque entre mais de 8 mil concorrentes

É do Brasil!
Três cervejas artesanais brasileiras brilharam na edição 2025 do World Beer Cup, o maior concurso cervejeiro do mundo, realizado em Indianápolis, nos Estados Unidos. Os resultados, divulgados nesta quinta-feira (1º), destacaram a excelência da produção nacional com três medalhas de ouro.
A cervejaria 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR), levou dois ouros: a Quadruppel 277, na categoria Belgian-Style Strong Specialty Ale, e a Canoa Quebrada, na categoria Gose.
Já a paulista Sim! Cerveja, de Campinas (SP), venceu na categoria Specialty Non-Alcohol Beer com a refrescante Melancia SOUR’n Salt, uma cerveja sem álcool com toques de hibisco, sal e melancia.
A 16ª edição do World Beer Cup contou com 8.375 rótulos inscritos por 1.761 cervejarias de 49 países, avaliados por um júri internacional composto por 265 especialistas de 37 países.
No fim, apenas 334 cervejas foram premiadas em 112 categorias.
Os destaques brasileiros
A Quadruppel 277 venceu entre outras 37 concorrentes. Trata-se de uma cerveja escura, com aromas de frutas passas, notas de vinho do porto e maturação em barris de castanheira que antes abrigaram cachaça. O toque final vem da adição de melado.
Já a Canoa Quebrada disputou com 44 outras cervejas do estilo gose. Leve, com maltes de trigo e cevada, é levemente salgada e traz um toque regional com adição de caju. Em 2024, ela já havia conquistado a prata na Copa Cerveja Brasil.
Ambas podem ser degustadas no bar da 277 Craft Beer, localizado no centro de Foz do Iguaçu.
Cervejas brasileiras entraram na lista de melhores do mundo - Pexels
Cerveja sem álcool também leva ouro
A Melancia SOUR’n Salt, da Sim! Cerveja, venceu entre 35 rótulos concorrentes. De coloração avermelhada e levemente turva, combina a acidez da fruta e do hibisco com um toque salgado.
A bebida contém apenas 0,3% de álcool, dentro do limite legal de até 0,5%, e está à venda online por R$ 17,90 (350 ml) ou R$ 102 no kit com seis latinhas.
A Sim! Cerveja é a primeira no Brasil dedicada exclusivamente à produção de cervejas sem álcool, com uma planta própria para isso.
Sobre o concurso
Organizado anualmente pela Brewers Association, o World Beer Cup é o maior e mais prestigiado campeonato cervejeiro do mundo. Em 2025, as categorias mais concorridas foram:
- Juicy ou Hazy IPA (290 inscrições)
- West Coast IPA (253)
- American-Style IPA (208)
- German-Style Pilsener (186)
- Hoppy Lager (155)
O desempenho das cervejarias brasileiras confirma o amadurecimento do mercado nacional e o reconhecimento internacional da criatividade e qualidade da produção artesanal.