MENSAGEM SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: Frases e mensagens sobre a Consciência Negra; veja
Data foi escolhida como uma homenagem pela morte do Zumbi dos Palmares

Neste dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil.
A data foi escolhida como uma homenagem pela morte do Zumbi dos Palmares, líder do grupo Quilombo dos Palmares.
Para refletir sobre o sofrimento que essa população enfrenta até hoje devido ao racismo, veja impactantes frases sobre a Consciência Negra para compreender a necessidade da igualdade racial.
MENSAGEM SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: Frases e mensagens sobre a Consciência Negra; veja
Não dá para falar em consciência humana enquanto pessoas negras não tiverem direitos iguais e sequer forem tratadas como humanas.
É essencial que a luta dos pretos ao longo da história seja constantemente lembrada. A lembrança alimentará nossa certeza de que as injustiças não podem se repetir.
O que nos faz diferentes uns dos outros não é a cor da nossa pele, mas o nosso modo de pensar. Perante Deus somos todos irmãos, perante a lei todos são iguais.
A raça realmente não existe para você porque nunca foi uma barreira, os negros não têm essa escolha.
Nosso país apenas será justo quando brancos, pretos, indígenas e outras etnias viverem em condições de igualdade de direitos sociais.
Eu tenho um sonho de que os meus quatro filhos um dia vivam em uma nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.
Hoje é um dia para refletir e reconhecer que combater o racismo é um dever de todos. Sociedade feliz é aquela onde há justiça social, sem preconceito racial.
Portanto, os brancos devem perceber que são apenas humanos, não superiores. O mesmo acontece com os negros. Eles devem ser levados a perceber que também são humanos, e não inferiores.
Que esse dia não seja apenas mais uma data, e que as pessoas não comemorem apenas o feriado. Nossa pretensão é de uma sociedade não racial. Não é uma questão de raça; é uma questão de ideias.
Ser preto é uma dádiva. Pela história, pelo que é.
Pretos ou brancos, pardos ou vermelhos, a cor não conta, a cor não canta. A cor não estampa a virtude de ninguém!
O preto não é descendente de escravos. É descendente de pessoas que foram escravizadas. Pessoas tão merecedoras de felicidade e respeito quanto você.
Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.
Respeito não tem cor, tem consciência.
O simples fato de terem barrado a igualdade entre as raças deveria dizer que somos inatamente mais poderosos do que eles.
Por uma realidade em que a cor da pele e a fibra do cabelo não definam o potencial de um ser humano.
Apenas por se descrever como negro, você iniciou um caminho rumo à emancipação, você se comprometeu a lutar contra todas as forças que buscam usar sua negritude como um selo que o marca como um ser subserviente.
Existe uma história do povo preto sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem o povo preto.
O preconceito racial é uma doença que deve ser eliminada da sociedade. Melanina não influencia no caráter! Devemos ter consciência que todos são iguais, sem distinção de raça, cor e religião.
A discriminação racial é uma atitude tão ingênua que o racista se torna um perfeito idiota e não percebe.